• Até 7 dias para devolver a compra
  • Grátis acima de R$129,00 para Sul e Sudeste e R$299,00 demais Regiões
  • Em até 12x sem juros no cartão*
0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Como escolher o melhor capacete de ciclismo?

Publicado em 15.03.2022 |
47 visualizações

Que o capacete de ciclismo é um item essencial para a segurança do ciclista todo mundo já sabe. Mas como escolher o melhor capacete de bike para as suas necessidades? Com diversas opções de modelos, tamanhos, diferentes tecnologias e materiais, escolher o modelo ideal pode ser bastante difícil.

Para ajudar você a tomar a melhor decisão, nós da Bike Team organizamos todas as informações importantes que você deve levar em consideração na hora de escolher seu capacete de bicicleta.

Mulher e homem pedalando e usando capacete de ciclismo

Como o capacete de ciclismo funciona?

Diferente dos capacetes de motos, por exemplo, os capacetes de ciclismo são feitos para quebrar e não para resistir ao impacto. É dessa forma que ele absorve o impacto, protegendo a cabeça do ciclista.

Além de proteger em quedas, o capacete de bicicleta é muito importante em trilhas com árvores ou até mesmo na cidade, evitando cortes e escoriações causados por galhos. Para algumas modalidades de ciclismo, o capacete ajuda inclusive na aerodinâmica, direcionando o fluxo de ar pelas costas do ciclista.

De qualquer forma, é recomendado trocar o capacete sempre que houver qualquer impacto, mesmo que o capacete não tenha danos aparentes. Isso porque mesmo micro rachaduras podem comprometer a eficiência do capacete em um próximo impacto.

capacete ciclismo masculino

Os diferentes tipos de capacete para bicicleta

Cada modalidade de ciclismo tem suas necessidades e prioridades específicas. Por isso, existem modelos de capacetes específicos. Esses são alguns dos principais:

  • Ciclismo Urbano: esses modelos garantem boa segurança para quem usa a bicicleta no dia a dia, como no trajeto até o trabalho ou em passeios pela cidade. São modelos leves com forros removíveis e laváveis. São mais acessíveis que os modelos de competição.

capacete hiri urban

Compre aqui Capacete de Ciclismo Urbano Spiuk Hiri

  • Capacete Speed: Já para o ciclismo de estrada a aerodinâmica é essencial. Os capacetes de speed oferecem túneis de vento e são extremamente leves. Ainda assim oferecem maior proteção em caso de colisão.

Ciclista usando capacete de ciclismo speed Abus Gamechanger

Compre aqui Capacete de Ciclismo Speed Abus Gamechanger

  • Capacete Mountain Bike: os capacetes de MTB também são leves, ventilados e o mais confortáveis possíveis. Geralmente contam com a tecnologia IN-Mold, que permite uma estrutura leve e rígida.

Capacete de ciclismo mtb abus aventor

Compre aqui Capacete de Ciclismo MTB Abus Aventor Quin

  • Capacete de Downhill: muito parecidos com os modelos de motocross, os capacetes de downhill tem o estilo Fullface, também chamados de fechados. Assim protegem o queijo e o final da nuca. Nesse caso a segurança vem em primeiro lugar, por isso são mais robustos e pesados.
  • Capacete Ciclismo BMX: o Bicycle Moto Cross (BMX) é uma das modalidades mais radicais, com saltos e manobras. Por isso, assim como downhill conta com modelos Fullface com proteção reforçada nas partes laterais e frontais.
  • Capacete BMX Street ou Dirt: nessa modalidade são praticadas muitas manobras. Por isso é importante ter uma boa proteção da nuca e orelhas, sem comprometer a visibilidade e liberdade de movimentos. Esses modelos também são chamados de "coquinho" e são extremamente leves.

Como escolher o melhor capacete de ciclismo?

Além de escolher um modelo adequado para a modalidade de ciclismo que você pratica, existem alguns detalhes importantes ao comprar um capacete de ciclismo, como o tamanho do capacete. Existem diferentes tamanhos de capacete de ciclismo e é fundamental que ele esteja no tamanho e posicionamento adequado para garantir a melhor proteção.

Para ter a medida correta para o seu capacete você deve usar uma fita métrica e posicioná-la dois dedos acima das orelhas. A medida em centímetros será a circunferência da sua cabeça. Por isso, confira a tabela de medidas do fabricante e escolha o tamanho adequado.

tabela de medida capacete ciclismo

Outro ponto extremamente importante é se atentar a marca do seu capacete e suas certificações de segurança. Existem diversas certificações que regulamentam as características dos capacetes de ciclismo. Os padrões mais comuns são o EN 1078, obrigatório na Europa, o CPSC, padrão utilizado nos Estados Unidos desde 1999, e ainda o Snell B-95 e o INMETRO, utilizado no Brasil.

Alguns capacetes ainda contam com recursos extras que ajudam na segurança do ciclismo, como viseira para proteger do sol e faixas refletoras e luzes de led traseiras que ajudam com que o ciclista seja visto por outros ciclistas ou carros.

manuntencao bicicleta

As melhores marcas de capacete de ciclismo

Aqui na Bike Team somos uma equipe apaixonada por ciclismo. Por isso, fazemos questão de trazer as melhores marcas de ciclismo do mercado até os nossos clientes.

Quando se trata de capacetes, as marcas Abus, GTASpiukAbsolute são as que mais se destacam. No nosso site você encontra modelos em diversas cores e tamanhos, mas você pode sempre entrar em contato com a gente para tirar quaisquer dúvidas na hora de escolher o seu modelo ideal.

E então, bora escolher um capacete e sair pedalar com segurança?

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.