0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Decidi pedalar, e agora? Por onde começo?

Publicado em 13.05.2022 |
Visualizações
410 visualizações

Muitas pessoas que desejam se jogar sobre duas rodas têm dúvidas de como começar a fazer isso. O ciclismo tem muitos adeptos no mundo todo porque o esporte traz diversos benefícios, como a perda de peso, resistência física e saúde mental. Mas como todo novo esporte é normal que ciclistas iniciantes tenham dificuldades na hora de escolher a melhor bike, acessórios, quais itens são importantes nesse início.

A boa notícia é que todo mundo pode começar, mesmo que você atualmente tenha uma vida sedentária. Dependendo do caso precisará de uma liberação do seu médico, mas é sempre possível começar aos poucos em áreas planas como ciclovias e parques. Atente-se à resposta do seu corpo nos primeiros minutos, nunca exagere, de forma gradual conseguirá atingir maiores distâncias e se escolher uma boa companhia ficará mais fácil ainda.

Para te ajudar a se manter firme e não desanimar, organizamos nossas principais dicas para ciclistas iniciantes que vão te ajudar a seguir em frente de forma segura e confortável.

roupas para ciclismo 3

A escolha da bike adequada é muito importante

Primeiro de tudo você precisa saber qual tipo de pedal quer praticar. Lazer? Trilhas? Pedais urbanos? Tudo deve ser levado em conta antes de realizar a compra da sua bike. E sabe aquele modelo lindo que você viu? Ele pode não ser o ideal para você.

Por isso procure um especialista para ter uma opinião assertiva. O mais importante é que você fique confortável, por isso a bike deve ser adequada ao seu biotipo e, como sempre falamos aqui no blog, sempre faça um bom bike fit. Também é importante verificar a qualidade dos freios, pneus e da suspensão.

Entre em um grupo de passeio ou se reúna com amigos

Pedalar em grupo é mais seguro que sozinho, existem grupos de ciclistas que se reúnem para passear e existem turmas para pessoas como você que está iniciando. Ter apoio de ciclistas experientes vai te ajudar a pedalar cada vez melhor e conhecer cada vez mais sobre esse esporte tão interessante.

Seja em grupos de ciclistas ou mesmo com amigos mais próximos, é importante também que essas pessoas estejam cientes que você é iniciante e dispostas a acompanhar seu ritmo. Assim a experiência será muito melhor e divertida para todo mundo.


pedal iniciante como comercar

Respeite os limites do seu corpo

A sensação de pedalar é maravilhosa e nos estimula, mas precisamos respeitar os limites, não apenas nas distâncias mas também ao ritmo.

Para aproveitar bem a experiência vá devagar no começo e com o passar do tempo seu corpo isso conseguirá ir mais longe e rápido. Porém é muito importante estar atento caso sinta alguma dor prolongada. Uma reclamação bastante comum é por sentir dores no joelho (já explicamos em outro post aqui do blog como evitar dores e lesões no joelho durante o ciclismo). Isso pode ser um sinal de que algo precisa ser regulado, pode ser a altura do selim ou do guidão.

Use roupas e equipamentos apropriados para o pedal

Além da escolha da sua bike é muito importante usar equipamentos como capacete, óculos, luvassapatilhasroupas adequadas (camisetas, bermudas e macaquinhos).

Primeiro lugar o capacete ele precisa ter boa ventilação, fácil travamento e material de boa qualidade. Em seguida, pense em óculos que filtram bem a luminosidade e protejam bem seus olhos contra insetos, ventos e poeira. As luvas são itens importantes para o conforto e firmeza na condução.

E as roupas são parte fundamental para aumentar o desempenho, evita o cansaço e ajudam na transpiração, pois os tecidos são específicos e forros que ajudam no conforto e evitam as terríveis assaduras.

roupas de ciclismo feminina

Conseguiu tirar as dúvidas? Aqui na Bike Team somos uma equipe apaixonada pelo ciclismo e estamos sempre dispostos a ajudar ciclistas iniciantes. É normal sentir um pouco de insegurança mas seguindo as dicas que passamos terá um bom início.

Com disposição, foco e vontade de aproveitar os benefícios que o ciclismo proporciona logo você vai atingir o nível desejado. Isso vale para ciclistas iniciantes e profissionais. Acompanhe o nosso blog para mais dicas e caso tenha alguma dúvida na hora de comprar seus equipamentosvestuário de ciclismo conte com a Bike Team.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.