• Até 7 dias para devolver a compra
  • Grátis acima de R$129,00 para Sul e Sudeste e R$299,00 demais Regiões
  • Em até 12x sem juros no cartão*
0
Seu carrinho está vazio
Dicas

5 dicas indispensáveis para quem quer pedalar no frio

Publicado em 23.06.2022 |
21 visualizações

O frio chegou! E agora, para pedalar? Para os ciclistas a vontade de pedalar aparece independente do clima. Mas saber se preparar para as diferentes condições climáticas é essencial. Pedalar no frio exige uma preparação especial, já que a baixa temperatura pode mexer com o corpo. 

rhombus spiuk

O desempenho do pedal pode ser afetado com o frio?

Nosso corpo precisa estar em 35ºC para que o metabolismo aconteça de maneira correta. Com a temperatura menor que essa podemos ter hipotermia e algumas reações como: espasmos musculares, dificuldades motoras e até confusão mental.

Por isso, se você vai pedalar no frio precisa fazer de tudo para evitar  o desequilíbrio térmico e para isso existem peças e cuidados fundamentais. Confira nossas 6 dicas indispensáveis:

1. Sempre faça um aquecimento pré pedal

Antes de iniciar o pedal lembre-se de aquecer todo corpo, porque no frio a probabilidade de lesões são maiores.

Comece devagar e vá aumentando o giro e a potência moderadamente, aumente a rotação das pernas e dê uns dois tiros curtos. Quando o corpo estiver aquecido faça duas acelerações em potência elevada para finalizar, o processo pode demorar uns 20 minutos.

capacete campeao airbreaker

2. Escolhas roupas de ciclismo adequadas

Importante desde a camada base até as luvas, escolher roupas de ciclismo específicas para o frio vai fazer toda a diferença!

A camada base é a que vai direto no seu corpo, não é retirada em nenhum momento e são peças que mantêm o calor e expulsam a umidade. 

Alguns ciclistas não gostam de abrir mão da bermuda e do bretelle, mas para o frio é importante o uso de calças, elas são ajustáveis e feitas para pedais de longa e curta duração. Outras peças interessantes são as jaquetascoletes corta vento. Que vão ajudar a manter o calor do seu corpo.

As luvas também são fundamentais. Quando o frio é excessivo e tem chuva ou garoa, quem sofre são as extremidades e as mãos precisam ficar aquecidas. Para manter o calor o ideal é usar luvas fechadas nos dias de inverno.

pedalar no frio mulher

3. Use máscara para pedalar

A balaclava é a melhor máscara para pedalar. Mas uma peça que pode ser usada tanto como balaclava como de diversas outras formas é a bandana de ciclismo. Versátil, fácil de usar e pode ser bem estilosa. O frio intenso e ventos gelados podem atrapalhar o seu pedal e até mesmo machucar a pele do seu rosto. Você pode contar com as bandanas para ajudar nesses meses de frio. Por sua versatilidade, são peças que valem muito a pena investir.

bandanas ciclismo 2

4. Evite o suor excessivo

Sentir o corpo aquecido e o suor escorrendo pode trazer uma sensação boa, mas tome cuidado para não suar demais. Antes que isso aconteça, abra um pouco o corta vento e sinta um pouco do frio, assim não ficará com o corpo molhado. Caso esteja muito frio e tenha vento, incline o corpo para frente para evitar o fluxo de ar no peito.

pedalar no frio homem

5. Mantenha uma boa alimentação e hidratação

Além da energia gasta para pedalar, seu corpo vai gastar bastante energia para se manter aquecido. Por isso comer corretamente é muito importante. Com falta de força para pedalar você vai sentir mais frio e pode sofrer uma baixa no sistema imunológico podem assim ficar doente com mais facilidade.

O consumo de água no frio é menor que no calor, isso não significa que possa descuidar com o consumo de líquidos, especialmente enquanto pratica esportes como o ciclismo. Além disso, com o tempo seco você também perderá água para o ambiente.

Pedalar no frio precisa de cuidados extras e atenção em dobro, mas pode ser incrível e revigorante. Com hidratação, boa alimentação, aquecimento e roupas adequadas não vai ter temperaturas que impeçam o seu pedal.

Leia também nosso post sobre como evitar lesões no joelho.

Cookies
X

Este site utiliza cookies para te proporcionar uma melhor experiência. Ao continuar navegando, você aceita nossa Política de Privacidade.