Primeira compra? Use o cupom BEMVINDO7 e aproveite um desconto!
0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Descubra os benefícios do ciclismo para a saúde e o bem-estar

Publicado em 06.12.2023 |
Visualizações
235 visualizações

O uso da bicicleta, seja como meio de transporte, esporte ou lazer, tem aumentado cada vez mais. Independente do objetivo, os benefícios do ciclismo são imensos tanto para o corpo, como para a mente.

O ciclismo é a opção perfeita para quem busca uma atividade física para praticar em momentos variados da rotina. A bicicleta pode te proporcionar desde uma ida ao mercado mais descontraída, quanto uma trilha com uma natureza maravilhosa.

Com uma bicicleta ao seu lado, as chances de uma mudança de estilo de vida, são muito maiores e com certeza, muito mais divertidas! 

Você vai ver a seguir, como os benefícios do ciclismo podem impactar a sua saúde e bem-estar e ainda como pode te ajudar a gerar conexões e a colaborar com o meio ambiente

Benefícios físicos do ciclismo 

blog3

Os benefícios do ciclismo para o corpo, vão muito além da liberação de hormônios que promovem relaxamento. Dentre os esportes disponíveis, os benefícios do ciclismo fazem com que ele seja uma excelente opção para quem busca aumentar a qualidade de vida e cuidar do corpo.

Vamos falar um pouco sobre esses benefícios:

Melhora a resistência muscular

Por ser uma atividade de movimento constante, a prática do ciclismo exige muita força dos seus músculos. E um dos maiores benefícios do ciclismo é que ele é um dos poucos esportes que trabalha quase todos os grupos musculares do corpo.

Com a prática do ciclismo, tanto seus membros inferiores, como superiores irão ficar bem resistentes.

Melhora no sistema cardiovascular


Vários estudos apontam que pedalar regularmente diminui os riscos de doenças no coração, devido que ao pedalar, seu corpo necessita de mais oxigênio, então seu coração irá bater mais e o seu sangue vai correr mais rápido pelas veias.

Existe até uma frase conhecida de um ciclista apaixonado que é “o ciclismo faz meu sangue correr pelas veias”, faz muito sentido né?!

Aumento na queima de calorias

Pedalar é um exercício bastante intenso, por precisar de movimento constante, acelera seu metabolismo, aumentando assim seus batimentos cardíacos, auxiliando na perda de peso mais rápida.

Isso impede o acúmulo de gordura no seu corpo, mesmo que você não pedale todos os dias, certamente irá diminuir números na balança.

Melhora a mobilidade e flexibilidade

Andar de bike é uma excelente maneira de melhorar sua mobilidade articular e explorar a mobilidade ao pedalar, oferece muitas vantagens para o corpo, como o aumento da flexibilidade, força e resistência.

Além disso, a prática do ciclismo contribui para uma melhor circulação sanguínea, o que pode resultar na redução da pressão arterial.

Agora que falamos um pouco sobre os benefícios do ciclismo para o seu corpo, vamos ver quanta coisa boa ainda pode proporcionar para a sua mente e bem-estar. 

Benefícios do ciclismo na saúde mental e emocional

blog2

Pedalar libera dois hormônios relacionados à sensação de bem-estar e prazer, a serotonina e a endorfina. Por isso, essa prática também ajuda a regular o humor e a diminuir o estresse.

E a gente sabe que um corpo bem-humorado e relaxado, é outra coisa, né?! 

Mas, além disso, ainda ajuda com muitos outros fatores para a melhora da saúde mental, como:

Desenvolve o bem-estar

O exercício físico de uma maneira geral tem como consequência aumentar a endorfina no organismo. No ciclismo, essa sensação pode ser muito maior, pois a atividade te coloca em contato com a natureza, pessoas e momentos maravilhosos.

Mesmo saindo para pedalar sozinho, a sensação de amor próprio e bem-estar vão chegar com a sensação de liberdade e o vento no rosto. 

Melhora a qualidade do sono

Andar de bike promove noites de sono muito melhores, o que faz deste um grande aliado dos benefícios do ciclismo. O motivo é que o corpo e mente ficam muito mais relaxados com a prática constante do exercício. 

Mas é importante saber que para que os efeitos relaxantes venham existem algumas condições, como não pedalar a noite perto da hora de dormir, pois aí teremos o efeito contrário, pois seu corpo ficará agitado.

Então, sempre que puder, opte por pedalar no período da manhã, assim quando cair a noite os efeitos relaxantes serão bem notáveis.

Ajuda a diminuir a ansiedade

Andar de bike é capaz de melhorar o humor e diminuir a ansiedade. Isso pela intensidade do ciclismo e também pela liberação de picos de adrenalina no organismo. 

A liberação diária de hormônios como esse, ensina o organismo a lidar melhor com as descargas de tensão, ajudando assim a controlar a ansiedade.

Além disso, os benefícios do ciclismo entram num âmbito sócio econômico. Melhorando a qualidade de vida de seus praticantes. Mas como assim?

Pedalar é uma prática excelente para trazer praticidade aos trajetos do dia a dia, já que você pode buscar por uma bike de aplicativo ou simplesmente sair de casa andando em sua própria bicicleta, sem depender de nada.

Além de se exercitar, o ciclista ainda garante economia em tempo e dinheiro que seriam perdidos enfrentando trânsito ou aguardando e pagando por corridas de aplicativo.

Perda e controle do peso corporal

A perda de peso é um objetivo comum entre diversos tipos de pessoas em busca de uma vida mais saudável. O ciclismo é uma atividade altamente eficaz para atingir esses objetivos e manter um peso corporal saudável.

Vamos explorar como o ciclismo pode contribuir para a perda de peso e a manutenção do peso saudável, focando na queima de calorias e nos benefícios de uma atividade regular

  • Alto gasto calórico;
  • Aumento do metabolismo;
  • Redução da gordura corporal;
  • Controle do apetite;
  • Manutenção do peso saudável;
  • Atividade regular;


A queima de calorias, o aumento do metabolismo, a redução da gordura corporal e o controle do apetite são fatores-chave que tornam o ciclismo uma escolha inteligente para aqueles que desejam melhorar sua saúde e forma física.

Incorporar o ciclismo como uma atividade regular em sua vida pode proporcionar benefícios duradouros ao controle de peso, principalmente por ser um exercício fácil de adicionar à rotina. E se você começar, não vai mais querer saber de parar!

Benefícios sociais e conexões

blog1

Tem muita gente que prefere pedalar só, mas não precisa ser assim, tá? É muito possível fazer amizades pedalando, e se você acha besteira é porque ainda não sabe todos os benefícios que isso pode trazer. 

Vamos falar um pouco deles:

  • Compartilhamento de conhecimento: Outros ciclistas podem ter uma riqueza de conhecimento sobre rotas, equipamentos e técnicas que podem ajudar a melhorar sua experiência de ciclismo.
  • Motivação: Ter outros ciclistas ao seu redor pode ser uma grande fonte de motivação e inspiração para continuar a andar e melhorar sua habilidade.
  • Companheirismo: Andar de bicicleta com outros ciclistas pode ser uma atividade social divertida e uma ótima maneira de fazer amizades.
  • Segurança: Andar em grupo pode ser mais seguro do que andar sozinho, especialmente em áreas com muito tráfego ou rotas desafiadoras.

Dos benefícios do ciclismo, fazer relacionamentos é um daqueles que rendem grandes parcerias para a vida e para o pedal.

Mesmo em cidades maiores onde as conexões são mais difíceis, o ciclismo une pessoas. Então se você gostaria de ter um grupo, logo você vai encontrar o seu.

Boa parte das lojas de bikes tem grupos de ciclismo, então é uma dica para você que está em busca de fazer amizades no pedal.

Sustentabilidade e impacto ambiental

Além de todos os benefícios que citamos hoje, vem um que tem muita força e que cada vez mais as pessoas estão se atentando em como pequenas mudanças, como ir de bike trabalhar, podem impactar no meio ambiente e no nosso futuro. 

O ciclismo é um tipo de deslocamento que se chama de transporte ativo, gerado pelo movimento humano. Conforme o relatório “Pedalando em busca de alternativas saudáveis e sustentáveis”, da Fiocruz, esse tipo de transporte pode trazer benefícios ambientais.

Isso porque a bicicleta não gera poluição atmosférica e sonora, apresenta menor custo e ocupa menos espaço que os automóveis, conforme destacado no estudo.

Além da poluição atmosférica, o nível de poluição sonora também é reduzido. Não só isso, andar de bike também ajuda a estimular a cidade a criar novos espaços mais seguros e práticos, como, vias pavimentadas e faixas designadas, e assim, melhorando o bem-estar geral.

Caramba, quanta coisa né?! Se você não se convenceu ainda, que o ciclismo é perfeito para agregar qualidade em diversos pontos da sua vida, não sei mais o que você precisa ler.

Vimos como é uma prática saudável, tanto para o corpo, como para a mente, qualidade de vida e até nos ajuda a cuidar melhor da nossa cidade, das pessoas que estão ao nosso redor, é só vantagem!

Aqui na Bike Team, nós temos tudo o que você precisa para ingressar nesse universo, cheio de coisas maravilhosas para te proporcionar. Vem com a gente!

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.