0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Como ajustar a altura do selim? Aprenda a regular corretamente

Publicado em 18.10.2023 |
Visualizações
1.151 visualizações

Se você está começando a pedalar agora e tem dúvidas se existe uma altura correta do banco da bicicleta, estamos aqui para te dizer que: SIM EXISTE! Assim como o quadro da bicicleta precisa ser para o seu tamanho exato, a altura do selim também precisa ser ajustada adequadamente.

Com a altura correta você terá muito mais conforto e eficiência em cada pedalada, além de reduzir dores nos joelhos e outras partes do corpo. Tudo isso proporciona maior potência durante o seu percurso.

Aprender a regular corretamente a altura do selim faz toda a diferença, pois pequenos ajustes podem significar uma melhora significativa na sua pedalada. Nesse artigo iremos abordar tudo o que você precisa saber.

Ergonomia e alinhamento postural


Quando ficamos muito tempo sentados com a postura errada ou em uma posição desconfortável, já sabemos que a dor na coluna vai ser certeira né?! Isso acontece porque o nosso alinhamento postural não está correto e passar tempo desse jeito pode ser muito prejudicial, ainda mais a longo prazo.

Com o ajuste correto da altura do banco da bicicleta é a mesma coisa. Se o selim estiver desalinhado, sua ergonomia estará errada e provavelmente você vai acabar forçando algumas partes do corpo, causando tensões desnecessárias. 

A forma ideal de pedalar é sempre manter a posição neutra, tanto da coluna, como dos quadris, assim você não força nenhuma articulação de maneira errada. A altura correta do selim te ajuda a manter essa posição assim como o conforto e ergonomia do seu corpo.

Eficiência do pedal

Uma das vantagens mais significativas do ajuste correto da altura do banco da bicicleta é o impacto direto na eficiência da pedalada. A altura adequada do selim permite uma transferência de energia mais eficiente durante uma pedalada, resultando em um melhor desempenho.

Ou seja, ao ajustar o banco para a altura correta, você irá alinhar seus membros inferiores de forma ideal durante uma pedalada. Isso tem um impacto profundo na eficiência da transferência de energia das suas pernas para as rodas.

Quando o selim está mal ajustado, com uma altura muito alta ou muito baixa, parte da força aplicada na pedalada é dissipada. Isso pode acontecer devido à flexão excessiva dos joelhos ou à incapacidade de aplicar força de maneira uniforme. Um banco na altura correta ajuda a minimizar essas perdas, tornando a pedalada mais eficiente.

Confira também nossas dicas de treino para melhorar performance no ciclismo

Prevenção de lesões

É fundamental compreender que o ajuste incorreto da altura do selim em uma bicicleta pode ser um fator prejudicial para uma variedade de lesões e desconfortos. Abaixo, destacamos os problemas mais comuns e como evitá-los:

Dores nos joelhos

  • Causa: selim muito baixo pode resultar em uma curvatura excessiva dos joelhos durante a pedalada, sobrecarregando as articulações e os tendões.
  • Prevenção: ajustar a altura do selim corretamente, permitindo que a perna fique quase totalmente apertada no ponto mais baixo do pedal, ajuda a manter a amplitude de movimento ideal e a minimizar o estresse nos joelhos

Dores no quadril

  • Causa: banco mal ajustado, seja muito alto ou muito baixo, pode levar a uma postura inconveniente que coloca pressão excessiva nos quadris.
  • Prevenção: a altura correta do selim ajuda a manter a coluna e a pélvis em uma posição mais neutra, distribuindo o peso de forma adequada e reduzindo o risco de dores nos quadris.

Dores na lombar

  • Causa: um banco mal ajustado pode inclinar o corpo para frente ou para trás, resultando em uma postura que força a região lombar.
  • Prevenção: o ajuste adequado do selim permite uma postura mais ereta e neutra, minimizando a pressão sobre a região lombar e diminuindo o risco de dores nas costas.

Tensões musculares

  • Causa: o selim na altura errada pode levar a uma distribuição desigual de esforço entre os grupos musculares das pernas, o que pode resultar em tensão muscular e fadiga.
  • Prevenção: ajuste correto do selim da bicicleta permite uma distribuição equilibrada da carga entre os músculos das pernas, significativamente a probabilidade de tensão muscular.
    A prevenção de lesões é fundamental para praticar ciclismo de forma consistente e a longo prazo, então agora você já sabe que a altura do selim é uma grande aliada contra as lesões.

Saiba mais sobre como evitar lesões no ciclismo 

Como determinar a altura correta do selim

Existem diferentes maneiras de ajustar a altura do selim da sua bicicleta, cada uma com um grau de precisão. No entanto, não é necessário que seu selim tenha a altura calculada milimetricamente para seus pedais, mas sim que ele esteja o mais próximo possível do melhor ajuste.

Uma dica geral para todos os ajustes é que para que um bom resultado seja alcançado suas pernas não podem estar nem muito esticadas nem folgadas ao pedalar. Isso indica que você ajustou corretamente.

Vamos abordar primeiro o que levar em consideração em relação ao ajuste ideal:

  • Um bom indicador de que o banco está na altura correta é a flexão adequada do joelho. Isso significa que o joelho deve estar ligeiramente flexionado quando o pedal estiver na parte mais baixa do curso.
  • Preste atenção ao ângulo do pé quando o pedal estiver na parte mais baixa. O pé deve ser paralelo ao chão ou inclinado para baixo. Isso ajuda a evitar desconforto e tensão no tornozelo.
    É muito importante que, em todas as medições, você utilize o mesmo par de tênis ou sapatilha que normalmente usa ao pedalar, pois o calçado influencia no ajuste adequado. 

Encontre diversos modelos de selins de bicicleta aqui na Bike Team

Agora vamos falar sobre alguns métodos práticos para a medição do selim:

Com base no osso Ilíaco 

O método mais simples de determinar a altura correta do selim da bicicleta é também o mais eficiente, pois colocará você em uma posição mais adequada sobre a bicicleta e garantirá melhor rendimento nos pedais.

Para ajustar corretamente, basta identificar a posição do seu osso ilíaco, que fica logo acima da bacia. Essa referência permite posicionar o selim da bicicleta de forma "nivelada" com ele.

Em seguida, posicione a bicicleta em um terreno plano, levante o selim soltando a abraçadeira do canote e ajustando-o quase até a altura do osso ilíaco. Depois, basta subir na bicicleta e testar para verificar se consegue pedalar sem esticar demais as pernas ou sobrar espaço.


Calcular em cima da bike

Dessa maneira, você precisa medir a altura em cima da bicicleta usando a perna como medida. Para isso, primeiramente, posicione-se próximo a uma parede, onde você poderá se apoiar para fazer o ajuste.

Suba na bicicleta e apoie-se na parede com uma das mãos. Em seguida, gire o pedal para trás e deixe-o reto com a perna do lado oposto à parede. Desta forma, uma perna estará completamente estendida e a outra flexionada.

Em seguida, coloque o calcanhar no pedal, mantendo a perna estendida. Se a sua perna não estiver muito folgada nem muito esticada, significa que você conseguiu ajustar a altura corretamente.

Caso esteja muito dobrada, desça da bicicleta e erga o selim. Se estiver muito esticada, abaixe-o. Faça estes ajustes gradualmente para encontrar a altura ideal com mais rapidez.

Encontrar a altura correta do banco da bicicleta é um processo que requer um pouco de experimentação e ajustes, mas é fundamental para uma pedalada confortável. Passem tempo ajustando e testando essas dicas no seu banco até encontrar a forma que atenda suas necessidades.

Gostaria de participar do nosso grupo de whatsapp e ficar por dentro de conteúdos e promoções exclusivas? Clique aqui.

Dicas adicionais para ajustar a altura do selim

Além de todas essas dicas que temos certeza que serão super úteis para o seu pedal, existem algumas outras dicas que conciliadas a tudo que já vimos nesse artigo, vai ser sucesso total no seu pedal. E algumas delas são:

  • Experimente diferentes alturas do banco e vá pedalando por alguns minutos em cada configuração. Sinta qual altura proporciona o máximo conforto e controle. A sensação de conforto é muitas vezes um indicador importante de que o banco está configurado especificamente.
  • Em caso de dúvidas ou dificuldades na realização do ajuste, é aconselhável procurar orientação de um profissional de bicicleta ou loja especializada. Eles têm experiência e ferramentas para fazer um ajuste preciso.
  • O ajuste do banco pode mudar ao longo do tempo, portanto, é importante verificar periodicamente o ajuste para garantir que permaneça correto.

Ajustar a altura do banco da bicicleta é essencial para obter conforto, eficiência e prevenir lesões. Este ajuste é altamente individual, e encorajamos os ciclistas a experimentar e adaptar seu banco até encontrar o ajuste perfeito para suas necessidades pessoais. 

Outro ponto também muito importante é entender que existem diversos modelos de selim. O modelo mais indicado pode variar conforme o seu estilo de pedalada e tamanho do osso isquiático. Você vai perceber que existem algumas variações importantes, como os selins masculinos e os selins femininos. Além de modelos de selim com molas ou ainda com alcochoado de gel para garantir maior conforto às pedaladas longas.

Além da altura do selim, todas essas variantes de tamanho e modelo específicos podem fazer muita diferença no seu conforto e performance. Por isso, conte com o time da Bike Team para te auxiliar na compra do selim ideal.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.