0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Tudo que você precisa saber sobre sapatilhas de ciclismo

Publicado em 16.03.2022 |
Visualizações
1.709 visualizações

Quanto o assunto é sapatilha de ciclismo, mesmo ciclistas mais experientes têm muitas dúvidas. Afinal, pra quem é indicado o uso da sapatilha? É perigoso pedalar clipado? Quais as vantagens de pedalar de sapatilha?

Nós da Bike Team recebemos diversas perguntas sobre o uso das sapatilhas de ciclismo e inclusive já respondemos algumas dúvidas lá no nosso Instagram. Mas para te ajudar a tomar a melhor decisão, listamos aqui tudo o que você precisa saber sobre pedalar de sapatilha.

Quais as vantagens de usar as sapatilhas de ciclismo?

Como a sapatilha fica clipada ao pedal, a principal vantagem é a estabilidade e até melhora de desempenho. Por estar clipado, o ciclista movimenta os pés corretamente, oferecendo maior conforto e evitando lesões causadas por movimentos errados.

Também por causa do clip, a sapatilha impede que o pé escorregue acidentalmente do pedal. Dando maior segurança e firmeza ao pedalar. Além de que, claro, caso o ciclista vá cair é possível soltar a sapatilha do pedal.

Dessa forma, as principais vantagens de pedalar clipado são a segurança, estabilidade, conforto e até mesmo melhor desempenho durante o pedal.

Sapatilha de ciclismo com clip Fizik

Para quem é indicado o uso de sapatilhas de ciclismo?

Idealmente todos os ciclistas deveriam usar a sapatilha. No entanto, a sapatilha exige uma certa técnica. É fundamental praticar as técnicas de clipar e desclipar do pedal. Especialmente desclipar, que pode ser necessário em uma situação de perigo e evita lesões mais graves ou até o "tombo parado".

Por isso, a sapatilha de ciclismo acaba sendo mais útil para ciclistas com alguma experiência e que usam a sapatilha regularmente.

Quando começar a pedalar de sapatilha?

Se você já pedala com certa frequência e pretende fazer longos percursos ou melhorar sua performance, a sapatilha de ciclismo será uma ótima aliada.

Para quem deseja começar a pedalar com clip uma dica importante é começar com um pedal com plataforma maior. Ela vai oferecer mais segurança e permitir que você mantenha o pé firme no pedal mesmo com ele desencaixado.

Como escolher a sapatilha de ciclismo?

Existem diferentes tipos de sapatilhas de ciclismo, seja pela variedade de material ou outros detalhes do modelo. Os principais tipos são as sapatilhas speed e as sapatilhas de mountain bike.

  • Sapatilhas speed: indicadas para quem pedala em vias urbanas e pratica ciclismo de estrada. Tem um taquinho maior e com 3 pontos de apoio. São focadas em performance, por isso são leves e feitas com materiais rígidos. Por isso só podem ser usadas para pedalar.

sapatilha speed spiuk rodda solado

  • Sapatilhas de mountain bike: Com dois pontos de fixação, a principal diferença desses modelos é o foco em conforto. Elas são feitas de materiais menos rígidos e contam com altas travas e ranhuras. Com as sapatilhas mtb é possível fazer breves caminhadas em trechos difíceis de lama e vegetação.

sapatilha mtb fizik vento x3 overcurve sola

Compre Aqui Sapatilha MTB Fizik Vento Overcurve X3


Como escolher a sapatilha de ciclismo ideal?

Além de um modelo específico para o tipo de ciclismo que você pratica, é importante se atentar ao material da sua sapatilha. As sapatilhas de materiais sintéticos, por exemplo, costumam aquecer mais os pés.

Também é importante cuidar para comprar o tamanho adequado, que podem ser diferentes dos tamanhos de calçados tradicionais. As sapatilhas devem ficar justas no pé para evitar machucados causados pelo atrito.

Sapatilha de Ciclismo MTB

Pedalar com sapatilhas específicas de ciclismo oferece diversos benefícios para o ciclismo, especialmente se você pedala com frequência buscando performance no pedal. No entanto, para ter o melhor rendimento que a sapatilha de ciclismo oferece é essencial praticar o uso da mesma.

Não deixe de conferir todos os modelos de sapatilhas de ciclismo que você encontra aqui na Bike Team. Trabalhamos com as melhores marcas do mercado e estamos à disposição caso você ainda tenha dúvidas quanto a qual sapatilha de ciclismo escolher.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.