Use o cupom MEGAPIX e ganhe 15% de desconto nos pagamentos via Pix
0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Energia para o pedal: o que comer antes de pedalar?

Publicado em 04.07.2023 |
Visualizações
901 visualizações

Você sabia que a escolha dos alimentos certos antes de pedalar pode fazer toda a diferença na sua energia, desempenho e conforto durante o exercício? Podemos até afirmar que a alimentação certa é tão importante quanto a bicicleta ideal e os equipamentos de segurança.

Neste post, vamos te orientar sobre a importância de uma alimentação adequada antes de pedalar e como os alimentos escolhidos podem impactar diretamente o seu pedal. Prepare-se para potencializar seu treino e sentir-se incrível durante toda a atividade!

Nutrientes essenciais para o pedal

Andar de bicicleta com segurança é um exercício completo que envolve também a alimentação, pois trabalha todos os músculos do corpo, e a liberação de endorfina, o hormônio do prazer.

Os nutrientes escolhidos participam desse processo, dando base para o organismo se manter capaz de praticar o exercício de maneira adequada. Além disso, ajuda a manter os níveis de glicose no sangue estáveis durante o pedal, evitando a hipoglicemia e a fadiga prematura dos músculos. Alguns desses nutrientes são:

Macronutrientes: os macronutrientes como carboidratos, proteínas e gorduras, são fundamentais para fornecer e manter a sua energia, e também apoiar a recuperação muscular, sempre preferindo opções mais naturais e evitando ultraprocessados.

Micronutrientes: já os micronutrientes, como vitaminas e minerais, vão ajudar a gerar energia, evitar fraquezas, cãibras e enjoos pós pedal, pois nosso corpo perde em média 315 ml de suor por hora, pedalando e com esse suor eliminamos vários minerais que precisam ser repostos.

Portanto, certifique-se de incluir uma variedade de alimentos que fornecem esses nutrientes essenciais na sua alimentação pré-pedal.

Pode comer antes de pedalar?

Você já tentou se exercitar logo após uma refeição? Se sim, provavelmente você não conseguiu concluir o exercício com sucesso. Isso acontece porque o corpo precisa de tempo para digerir os alimentos, caso contrário, o desconforto é inevitável.

Por isso, é recomendado se alimentar aproximadamente uma hora antes de iniciar o treino. Se você prefere pedalar logo pela manhã, por exemplo, escolha com cuidado o que comer antes do seu exercício, garantindo que seu corpo esteja pronto na hora certa.

O que comer antes de ir pedalar?

Você busca obter energia adicional para superar novos desafios no pedal, ou para pedalar longas distâncias sem sofrimento? Então, é importante conhecer os alimentos estimulantes que devem fazer parte da sua alimentação pré-treino, a fim de melhorar seu desempenho na pedalada.

Durante a atividade, seu organismo demanda bastante energia, e é essencial abastecê-lo corretamente para suportar a intensidade dos passeios ou treinos.

Agora vamos falar dos alimentos ideais para incluir em sua alimentação pré-pedal:

Cereais Integrais: Como aveia ou pão integral, que  é uma fonte de energia e fibras que demora a ser absorvida pelo organismo, diferente do pão de farinha branca. Além de que, raramente ele provoca aquela sensação de barriga cheia, pois suas fibras ajudam na digestão.

Iogurte: O iogurte é um excelente alimento estimulante, podendo ser consumido de diversas formas. Ele é uma fonte concentrada de proteínas e carboidratos, fornecendo energia e auxiliando na construção de massa muscular magra.

Além disso, o iogurte é rico em cálcio, contribuindo para fortalecer os ossos. Para uma opção mais saudável, escolha as versões desnatadas, que possuem baixo teor de gordura, o que é vantajoso para a prática esportiva.

Açaí: O açaí, uma das frutas mais conhecidas do Brasil, é um excelente aliado para quem pratica pedal, seja em trilhas ou estradas. Rico em vitaminas B1, C e E, além de ser uma fonte de poucas calorias, o açaí é também rico em gorduras monoinsaturadas, que ajudam a reduzir o colesterol ruim.

Banana: Rica em potássio, fornece energia e repõe eletrólitos perdidos durante o suor. Contém cálcio e magnésio para fortalecer a massa muscular. A frutose presente na banana é uma fonte natural de energia.

Maçã: Com antioxidantes, melhora a capacidade respiratória durante pedaladas intensas. Suas vitaminas fortalecem a imunidade. As fibras ajudam o funcionamento do intestino e a alta taxa de frutose garante energia para o desempenho.

Não esqueça da hidratação durante o pedal

A hidratação é fundamental no ciclismo, ainda mais durante a prática da atividade física nos tempos quentes, úmidos e altitude elevada. A desidratação pode ocasionar fadiga muscular, cãibras, esgotamento e perda de sentidos.

É fundamental consumir de 300 ml a 500 ml de água até duas horas antes de iniciar o pedal. Esse intervalo de tempo é recomendado para evitar desconfortos durante o treino e permitir que a água hidrate o corpo adequadamente.

Essas quantidades de água são suficientes para manter uma boa hidratação e evitar a sensação de sede nos primeiros 30 minutos de pedal.

Além da água, existem outras bebidas que ajudam a manter e a hidratar seu corpo, vamos listar algumas delas:

Isotônicos: Os isotônicos são ideais para repor as vitaminas e sais minerais perdidos através do suor.

Sucos Naturais: Os sucos naturais são uma excelente escolha, uma vez que possuem frutose, que é transformada em energia durante a prática de atividade física.

Não podemos esquecer da importância da hidratação antes do pedal mas também durante o pedal. A desidratação pode comprometer o desempenho e causar desconfortos durante o exercício. Portanto, mantenha a hidratação levando caramanholas que facilitam para que você beba água regularmente ao longo do dia.

Estratégias personalizadas

Cada pessoa é única e é importante encontrar as melhores estratégias alimentares pré-pedal de acordo com suas preferências, necessidades nutricionais e objetivos individuais. 

E para entender suas necessidades, nada melhor do que procurar um profissional, como nutricionistas e nutrólogos, eles irão te ajudar a entender a necessidade real do seu corpo e o principal, auxiliar em quais alimentos são ideias para você.

Experimente diferentes alimentos e observe como seu corpo responde a cada escolha. Seja criativo e divirta-se descobrindo combinações que lhe forneçam a energia necessária e evitam desconfortos durante o pedal. Lembre-se de que o equilíbrio é a chave para uma alimentação saudável e eficiente.

Vimos como a escolha certa dos alimentos antes de pedalar pode fazer toda a diferença na sua energia e desempenho, né?!  Agora vocês sabem que devem optar por carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. E não se esqueçam de se manter hidratados com água, sucos naturais e isotônicos. 

Com uma alimentação equilibrada, você estará pronto para superar desafios e aproveitar ao máximo sua aventura sobre duas rodas.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.