0
Seu carrinho está vazio
Dicas

Tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia MIPS

Publicado em 28.09.2022 |
Visualizações
154 visualizações

Andar de bike é uma atividade muito comum entre as pessoas. Crianças, adolescentes e adultos partilham dessa alegria de guiar a bicicleta, seja ela para passear, se locomover pelo bairro, ir até o trabalho, ou até mesmo, no caso de profissionais e aventureiros experientes, fazerem longos percursos pela estrada.

Seja qual for o uso que cada um faz de sua bike, tem com certeza uma coisa que todos os usuários compartilham: as histórias de quedas e tombos. Algumas histórias são engraçadas, outras vêm acompanhadas de cicatrizes. Sofrer uma queda é algo normal, por isso é importante proteger as partes do corpos mais sensíveis aos impactos, como por exemplo, a cabeça.

O capacete é um dos itens de segurança que devem ser tratados como indispensáveis quando se trata de pedalar. E se na hora de escolher o melhor capacete estiver em dúvida, opte pelo capacete que possui a tecnologias MIPS.

Mas o que é MIPS?

MIPS é a sigla em inglês para Multi directional Impact Protection System, que traduzido para o português significa Sistema de Proteção de Impacto Multidirecional. Foi desenvolvido como um recurso de segurança incorporado ao capacete, por meio da colaboração de um neurocientista e engenheiros suecos com intuito de conter o risco de lesão em casos de impactos angulares.

Os impactos angulares são um dos principais causadores de lesões cerebrais geradas pelas forças rotacionais que acontecem dentro do nosso crânio durante uma pancada na cabeça. É nesses momentos em que a MIPS faz toda a diferença na sua proteção.

tecnologia mips imag2

 Mas como funciona?

 A tecnologia MIPS é uma camada de baixa fricção que fica na parte interna do capacete, uma espécie de rede que fica em contato direto com a cabeça. Essa rede permite um espaço de 10mm a 15mm de movimento relativo entre o capacete e a cabeça em todas as direções, o que reduz o movimento rotacional que seria transferido para o cérebro em caso de impacto.

Para criar esse sistema de segurança o MIPS incorpora uma folha de policarbonato dentro do capacete para transformar o impacto frontal em rotativo, diminuindo assim a força direta da batida deslocando ela para os lados. O que nada mais é que uma imitação da nossa proteção biológica, onde a pele da cabeça pode se mover ao redor do crânio evitando assim impactos diretos no cérebro causando apenas lesões externas.

tecnologia mips imag1

É importante entender que nem todos os tipos de acidentes e colisões acontecem da mesma maneira, mas é comprovado que esses dois tipos de força: linear e rotacional, estão diretamente relacionados à maioria das lesões cerebrais. Por isso o movimento criado pela tecnologia MIPS gera maior proteção na hora do impacto.

Investir em segurança é se proteger, e preservar seu bem-estar, sua vida e principalmente o seu futuro. Se você ainda tem dúvidas sobre o uso do capacete incorporado à tecnologia MIPS, aqui vão mais alguns fatores a serem considerados.

Em que tipo de atividade posso usar?

MIPS já está incorporada em todos os capacetes, sejam eles para uso de locomoção diária, profissional e/ou de lazer. Todos os capacetes com esta tecnologia possuem sistemas de ajustes, de retenção e tiras para a melhor segurança e conforto do usuário. Buscar o equipamento adequado para o tipo de clima também facilita o uso correto e seguro, seja para climas quentes, chuvosos ou frio a MIPS tem opções para você ter a melhor experiência e se manter seguro durante o uso da sua bike.

Se quiser mais dicas de como escolher o melhor capacete clique aqui.

Aceite os cookies e tenha uma melhor experiência em nosso site, consulte nossa Política de Privacidade.