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Dicas

Benefícios de andar de bicicleta para a saúde da mulher

Publicado em 13.10.2022 |
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Os benefícios de andar de bicicleta podem ser inúmeros! Pedalar oferece vantagens à saúde, ao meio ambiente e à cidade onde vivemos. 

Seja como uma atividade esportiva, lazer ou meio de transporte, o ciclismo feminino felizmente vem crescendo cada vez mais. Com isso, podemos perceber com maior clareza o quanto ciclismo e saúde da mulher andam lado a lado. 

Pensando nisso, listamos 7 benefícios que o pedal oferece para a saúde o corpo da mulher ciclista:

1.Fortalece o sistema imunológico

Como diversos outros esportes, um dos principais benefícios ao praticar o ciclismo é o fortalecimento do sistema imunológico. Além de melhorar o condicionamento físico como um todo, pedalar melhora o metabolismo, aumenta a força, contêm os efeitos naturais do envelhecimento e ajuda a aumentar a produção de células que contribuem para a imunidade.

No caso do ciclismo, um outro fator super positivo é o ambiente em que o esporte é praticado. Devido à prática ao ar livre é possível ter mais exposição à luz solar, o que melhora as taxas de Vitamina D que, entre outras coisas, fortalece o sistema imunológico.

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2.Protege o coração e regula a pressão arterial

A prática regular do ciclismo reduz as chances de vários problemas cardíacos e a hipertensão. Por ter um importante papel na respiração, o pedal faz com que o sistema cardiovascular trabalhe melhor, regulando a pressão arterial.

Além disso, andar de bicicleta auxilia no controle de taxas de colesterol, consequentemente reduzindo as possibilidades de infarto ou derrame.

3.Ajuda no controle de peso

Quem deseja emagrecer ou ainda reduzir a porcentagem de gordura corporal pode encontrar um grande aliado no ciclismo, ainda mais quando alinhada a uma dieta saudável. O pedal é uma alternativa de atividade física que pode ter uma longa duração, ajudando a queimar gordura e no fortalecimento corporal como um todo.

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4.Protege as articulações

Por não ser um esporte de impacto, como a corrida, o pedal possibilita a tonificação dos músculos sem que haja pressão nas articulações. Mulheres que sofrem com problemas articulares ao atingir a menopausa se beneficiam do baixo impacto do pedal.

Leia também nosso texto sobre dor no joelho e como evitar lesões no ciclismo

5.Previne o câncer e outras doenças crônicas

A atividade física é fundamental para a prevenção do câncer e outras doenças crônicas, como hipertensão, obesidade e diabetes. 

Especialmente no que diz respeito à saúde da mulher, a redução do tecido adiposo reflete nos níveis de estrogênios circulantes, o que impacta diretamente nos riscos de câncer de mama.

6.Melhora a autoestima

O ciclismo feminino tem um ótimo reflexo na autoestima da mulher. Seja pelo melhor condicionamento físico e fortalecimento da musculatura, ou ainda por benefícios como a autonomia da bike como meio de transporte.

7.Faz bem pra mente

Praticar o ciclismo estimula a liberação de endorfina, que impacta diretamente na prevenção de transportes mentais, reduzindo o estresse, melhorando o bem-estar e a qualidade do sono.

Até mesmo o simples fato de tirar um tempo em meio à rotina para pedalar ao ar livre , ter esse tempo para fazer algo que ama, ou ainda estimular ciclos de amizades que o esporte pode proporcionar terá um ótimo impacto na sua disposição no dia a dia. 

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Seja no Outubro Rosa ou em qualquer mês do ano, não tem como negar o impacto positivo que o pedal traz para a saúde da mulher. Além da prática do esporte, é importante estar atenta a outros cuidados:

Manter uma alimentação saudável
Tomar bastante água
Ir ao médico e fazer check ups com a frequência adequada
Usar roupas e acessórios adequados, incluindo macaquinhos e bancos que podem impactar diretamente na sua saúde íntima
Dedicar seu tempo ao esporte que ama!

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