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Dicas

Dor no joelho: como evitar lesões no ciclismo

Publicado em 18.04.2022 |
6 visualizações

Pedalar é um ótimo exercício e é recomendado para quase todas as pessoas. É uma atividade que auxilia na prevenção de doenças, na perda de peso e melhora o seu condicionamento físico. No entanto, é bastante comum que aconteçam certas lesões no ciclismo, causando por exemplo dor no joelho.

A dor no joelho é uma das reclamações mais comuns entre os ciclistas. Afinal essa é a articulação mais usada no pedal. Por isso, listamos para você algumas das principais causas de dores no joelho ao pedalar, como evitá-las e qual é o tratamento adequado.

Quais as causas de dor no joelho ao pedalar?

Muitas são as causas que podem fazer você sentir dor no joelho ao colocar sua bike em movimento. Vamos ver as principais:

Altura do selim

É muito importante verificar se a altura do seu selim está adaptada ao seu tamanho. Quando o selim está muito alto, o joelho faz uma hiperextensão a cada giro, causando uma sobrecarga em diferentes partes, isso pode causar um incômodo na parte de trás do joelho.

Já quando a altura é muito baixa, acontece um movimento contrário causando uma hiperflexão do joelho, causando dor na parte da frente da articulação.

Posição dos pés no pedal

Esse é um fator que pode interferir na postura e causar dor no joelho. Para que isso não aconteça o taquinho da sua sapatilha deve sempre estar bem ajustado ao pedal. Quando a sapatilha aponta para fora, há um esforço maior da parte de dentro do joelho, causando incômodo. Quando os pés apontam para dentro, o movimento sobrecarrega o lado de fora do joelho.

Fraqueza muscular

Nossos músculos têm a função de proteger as articulações. A cada exercício os impactos são absorvidos e os músculos trabalham para que a gente continue em movimento. Quando nossa musculatura está fraca esse suporte fica prejudicado, causando sobrecarga articular e lesões. Para diminuir as dores no joelhos, os ciclistas precisam manter os músculos fortes.

ciclista abus

Como evitar dores no joelho ao pedalar?

Agora que você já sabe os principais fatores que podem causar dores no joelho ao pedalar, falamos com o especialista em reabilitação de joelho e ombro Henry Fabian Varela de Oliveira sobre as recomendações para a prevenção de lesões.

Bike Fit

“Realizar um bike Fit, para ajustar a bicicleta a você.”, recomenda o especialista. O bike fit certifica que a sua bike esteja regular para o seu peso e altura. “Este ajuste também envolve o ajuste dos tacos do pedal às sapatilhas.”, complementa.

Alongamento

Como em qualquer exercício, o alongamento é extremamente necessário para evitar lesões. “Alongar antes de sair para pedalar. É importante a realização de alongamentos já que ajuda na irrigação do sangue aos músculos e evita lesões.”, explica o Dr. Varela.

Aquecimento e retomada moderada

“Nos primeiros 10 minutos de cada passeio ou treinamento, iniciar de uma forma suave/moderada sem grandes esforços.”, recomenda Oliveira. O especialista também explica que “caso faça muitos dias que não está pedalando, na hora de retornar às atividades, realize menos tempo do que estava habituado.”

roupas para ciclismo 3

Quando essas lesões ocorrem qual o melhor tratamento?

Mesmo com muito cuidado e prevenção, as lesões no joelho podem acontecer. Nesses casos, o Dr. Varela recomenda: “Imediatamente colocar gelo na região dolorida, suspender as atividades na bike e realizar na academia exercícios de isometria para quadríceps.” Para a isometria para quadríceps ele exemplifica “segurar a perna por 1 minuto, descansa 1 minuto. Esta ação deve ser aplicada 10 vezes. Depois descansar 5 minutos e voltar a realizar o exercício.”

Após as lesões também é necessário ter certos cuidados ao retomar as pedaladas. “Realizar um aquecimento de 15 minutos, regular a altura do selim um pouco mais alto do que costuma utilizar e não pedalar em terrenos com subidas.” são as recomendações de Varela.

Pessoas com problemas no joelho podem andar de bicicleta?

Segundo Dr. Varela sim, porém é importante realizar todas as atividades de prevenção listadas: um bom bike fit, alongamento, aquecimento e retornar as atividades de forma moderada.

Pedalar é um ótimo exercício e para muitas pessoas se torna um estilo de vida. Por isso, é essencial que o ciclista não extrapole seus limites causando lesões nos joelhos ou em outras articulações. Previna-se e aproveite seu pedal!

Acompanhe o blog da Bike Team para saber as melhores dicas de treinos e produtos, garantindo um pedal seguro.

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